quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Duas pessoas amadas!


Ontem, 16 de novembro, foi aniversário da minha mãe.
À meia noite ela começou a cantar pelo corredor da casa "Parabéns pra você..." e eu, que estava num clima bom lá no quarto, saí de lá pra abraçar forte essa mulher linda e FORTE que é a minha mãe! Não passamos o dia juntas pois ela teve folga no trabalho (a empresa dá o dia de aniversário como presente pros seus funcionários - desvantagem de ser terceirizada) e fez uma maratona: foi pra escola da minha pequena (dia que escolhemos para comemorar o aniver da pequena na escola) e depois foi pro hospital, passar o dia com o avô.

Antes de ontem, dia 15, vovô foi para o hospital again.
Há 06 anos o vô teve o primeiro AVC e eu não consigo contar nos dedos quantos ele teve nesses 06 anos. Minha pequena nasceu e ele estava internado e ficou por uns meses. Depois disso ele ficou um tempo na cadeira de rodas, depois voltou a andar de andador e depois voltou pra cadeira. O peso da idade, dos ossos, da pele e tudo o mais... chega uma hora que cansa tbm.
Dia 24/10 foi aniversário do vô (ele fez 86) e logo depois sua vida teve uma mudança, mas pra ter cuidados especiais, os cuidados que ele precisava e nós não conseguíamos mais oferecer.
Antes de ontem o vô ficou prostrado e o levaram para o hospital com suspeita de mais um AVC.

Ontem depois do trabalho eu fui até o hospital buscar a mamãe pra podermos comemorar o aniver dela juntos (comemos pizza em casa). E aproveitei pra visitar o vô. E aí começa o meu post de verdade, eu acho...

Eu não sei se deveria comparar, mas eu não sei o que é pior: perder alguém de uma vez só ou ir perdendo devagarinho, a cada dia.
Fui visitá-lo duas semanas atrás e o vi bem, na medida do possível. Mas conversamos - um pouco pq estava bem na hora do jogo e ele ia ver, com certeza! - , ele brincou com Namorado por causa do jogo, enfim, tava joinha.
Durante a visita ontem eu entendi quando minha mãe contou que meu primo saiu de lá triste e chorando. Meu avô não consegue abrir os olhos e nem falar direito. Difícil entender o que ele tenta dizer. Quando eu fui embora e me despedi, não sei se ele já estava cochilando, mas abriu os olhos na minha direção. Só que ele não falou nada e eu tive a impressão de estar confuso. Por sono? Por confusão mesmo?
Enfim... o que sabemos - e o motivo da minha pergunta no 'início' do post - é que não tem mto o que melhorar. Já foram mtos AVC's e ele tá aí, 'firme e forte'. Podem vir outros; não sabemos como ele vai ficar depois dessa internação.
E é isso que anda me 'coisando': como vai ser?

8 comentários:

Maiby Martins disse...

mega feliz níver pra mamis!
qto a perder, sob qualquer forma, é muito ruim.
O jeito é conformar-se com os desígnios do Pai.
Força na peruca! E se precisar de colo, tô aqui!
bejins

Eliana Portella disse...

Perder e difícil, dói... Mas ganhar não seria tão bom se não houvesse perdas! Desejo que vc tenha paz e que leve esta paz pelo caminho, acalmando os corações que encontrar. Quanto a sua maezinha, comemore todos os dias ao lado dela! Um bjo

Eliana Portella disse...

Perder e difícil, dói... Mas ganhar não seria tão bom se não houvesse perdas! Desejo que vc tenha paz e que leve esta paz pelo caminho, acalmando os corações que encontrar. Quanto a sua maezinha, comemore todos os dias ao lado dela! Um bjo

Eliana Portella disse...

As perdas fazem parte da vida, assim como as vitorias. Sempre dói pensar na separação, por isso e tão importante a consciência estar tranqüila. Ame! Ainda é o melhor remédio... Um beijo na sua mãe, outro no seu avô!

Eliana Portella disse...

Ame se avô, ame sua mamãe! Fique em paz! E deixe a vida seguir seu curso natural, o Pai ira ampara-lá na hora certa! Um beijo

Patricia Daltro disse...

Parabéns pra Mamis! E atrasado para o vovô.
Acho que perder alguém devagar ou de repente doi de qualquer jeito. Principalmente quando amamos demais a pessoa.
As vezes, quando se vai perdendo aos poucos - tiro pela minha vó, você tem uma chance de se despedir melhor, vai garantindo que os últimos dias da pessoa sejam sempre especiais.
O meu avô eu perdi de repente, e embora tenha doido, tanto quanto a partida da minha vó, fiquei sempre com a sensação de que não tinha falado tudo o que sentia por ele... Feito uma despedida adequada...

Fernanda Reali disse...

étriste, mas não sofro quando morre um idoso. Sei que viveu bem e bastante. Sofro muito quando morre um jovem, nossa, nao consigo me conformar quando alguém "fura" a fila e vai antes do que os mais velhos.

Feliz Aniversário para a tua mãe!

beijooo

SANDRA disse...

OI Querida!

Feliz Aniversário para tua mammys!

Bem.....perdi minha mãe há 3 anos aos pouquinhos...foi uma luta longa e árdua. Muito sofrimento, muita dor.
Quando ela enfim se foi nós ficamos tristes, mas aliviados porque ela finalmente parava de sofrer!
O importante é a gente ficar por perto, dando muito beijo e abraço até o finzinho....

Beijinhossssssss